terça-feira, 15 de setembro de 2009

DIREITOS HUMANOS - Postado por Luiz Carlos Nogueira

Trecho extraído da matéria de autoria de Eduardo Chagas Pacheco

É importante ressaltar a importância dos Direitos Humanos. Talvez alguém diga que um ou outro fato relatado em alguma história esteja ferindo esses nobres direitos.

Direitos Humanos, como o próprio nome diz, é um conjunto de direitos atribuídos a qualquer Ser Humano e que devem ser respeitados. Mas o que é Ser Humano? É um animal racional?

Somos animais classificados como Primatas, assim como os macacos. Os livros dizem isso. Mas os macacos não são humanos porque não são racionais. O que nos diferem deles? O fato de termos uma forma de linguagem que nos permite interagir? Os macacos e diversos outros animais também têm uma espécie de linguagem e interagem entre si. Os psitacídeos como os papagaios são capazes de falar, mas nem por isso são humanos. É mais que inteligência. Muitos animais como macacos, cães, gatos e até mesmo ratos já demonstraram sinais de inteligência em diversas pesquisas e experiências. Nem por isso, também, são humanos. Daí conclui-se que ser racional é uma qualidade mais complexa do que parece. É uma qualidade exclusiva de Seres Humanos.

Quando alguém diz que outro age com humanidade (qualidade do Ser Humano), ele quer dizer que raciocina com a projeção das consequências que determinada atitude irá trazer para beneficiar determinado grupo. A Humanidade pressupõe bondade e vontade para o bem comum. A Humanidade não combina com interesses próprios ou instintos de sobrevivência.

Um animal que mata, estrupa, rouba e causa sofrimento ao seu “semelhante”, demonstrando satisfação, não pode ser chamado de Humano só porque é primata, fala, interage e é inteligente como nós. Muitas vezes esses seres causam danos irreversíveis para diversas famílias por pura diversão. Muitos, por dinheiro ou por puro prazer, matam com requintes de crueldade. Isto é Humanidade? São Seres Humanos?

Humanidade não pode ser generalizada como se todas as pessoas fossem iguais só porque o DNA tem Justificarsemelhanças entre si. Ser Humano não é simplesmente uma condição biológica e fisiológica, é mais que isso, é uma condição de espírito.

Nenhum comentário: