domingo, 22 de setembro de 2013

PSB bate as asas

Além da pressão de PT e PMDB, um cálculo eleitoral contribuiu para precipitar o desembarque do PSB do governo Dilma Rousseff: o partido de Eduardo Campos negocia alianças com o PSDB de Aécio Neves em 21 unidades da federação em 2014. O alinhamento com os tucanos ocorre em colégios eleitorais importantes, como São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul, e em 3 dos 6 Estados que o PSB governa: Pernambuco, Paraíba e Piauí. Só em seis praças a aliança preferencial é com o PT.

*

Pior a emenda Os acenos de Dilma e Lula para reverter a entrega dos cargos do PSB no governo aumentaram a irritação de Campos. O governador de Pernambuco fez chegar a petistas que considerava essa mais uma iniciativa para tentar desgastá-lo.

Bem na fita Convencido a deixar a pasta da Integração Nacional por seu padrinho, a quem se manteve fiel apesar do assédio do PT, Fernando Bezerra assumiu leve dianteira na lista de cotados a ser o candidato de Campos à sucessão pernambucana.

Ponte aérea O PT do Rio se reúne no próximo domingo para reafirmar a candidatura de Lindbergh Farias ao governo do Estado e definir a data de desembarque da gestão Sérgio Cabral (PMDB).

Na estrada Deputados do PT vão martelar em municípios do interior as suspeitas de cartel em licitações do metrô para desgastar Geraldo Alckmin (PSDB). A ideia é usar cartilhas e carros de som para divulgar as denúncias.

Relógio O subprocurador-geral eleitoral Eugênio Aragão rebateu reclamação da Rede sobre a demora na validação das fichas de apoio ao partido. Seu parecer diz que a demanda temporal "é previsível" e que os fundadores da sigla deveriam ter levado isso em consideração.

Água fria O adiamento do julgamento do pedido de registro de novas legendas afastou pretendentes do Solidariedade, que acreditam que a mudança de sigla em cima da hora seria arriscada.

Mais essa Dirigentes de siglas que podem ser afetadas pelos novos partidos lembram um detalhe: a desfiliação deve ser comunicada aos partidos dois dias antes do ingresso em nova legenda.

Na ativa Nomeado há cem dias em meio a polêmica e afastado do trabalho há um mês, após fraturar o cotovelo direito, o ministro Guilherme Afif (Micro e Pequena Empresa) volta à ativa no dia 30, para audiência sobre a revisão do Simples Nacional.

Teto O PP de Paulo Maluf sugeriu a Fernando Haddad que o secretário José Floriano de Azevedo Marques acumule em definitivo a presidência da Cohab, companhia de habitação da capital, após a demissão de Luiz Carlos Corrêa, indicado pelo partido.

Divórcio O PR rompeu com Haddad. O senador Antônio Carlos Rodrigues diz que a sigla pode até apoiar o petista Alexandre Padilha na disputa pelo governo, mas não quer saber de participar da gestão da prefeitura.

Agora... Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) vai propor aos líderes da Câmara na terça-feira que seja incluída na pauta de votações a PEC da Bengala, que amplia de 70 para 75 anos a aposentadoria compulsória de magistrados.

... vai? No ano passado, os ministros Cezar Peluso e Carlos Ayres Britto deixaram o Supremo Tribunal Federal ao completarem 70 anos.

Banguela A Advocacia-Geral da União desistiu na semana passada de recorrer contra a anulação judicial de um concurso público da Marinha, de 2008, cujo edital exigia que candidatos tivessem pelo menos 20 dentes.

painel Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.

Nenhum comentário: